quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oposição no Brasil???

Notem as expressões de Lula e Tião Vianna quando se fala em oposição...

(do Coturno noturno)
"Vou cumprir o acordo. Instalada a CPI, entrego o cargo de relator na comissão das ONGs e não tocamos as investigações no Dnit", disse o líder tucano, Arthur Virgílio (AM).
...................................................................................................
São estas decisões arrogantes e imbecis que acabam com a credibilidade da política brasileira. Toda a sujeira das ONGs e todas as rodovias embargadas pelo TCU ficarão sem investigação porque o Senador Arthur Virgílio(PSDB-AM) é um homem que cumpre acordos dentro de uma casa legislativa mergulhada na lama. Não seria melhor que cumprisse a sua obrigação como brasileiro?
.
Da coluna de Jânio de Freitas, na Folha:

O sistema institucional brasileiro está dissolvido. O governo se impõe pelas ditatorialescas medidas provisórias. O Congresso não tem mais função legislativa e política, sobra-lhe a produção de mensalões, severinos, nepotismo, agacieis, turismo internacional, comércio de cargos com a Presidência da República e, sempre, escândalos. Lula faz e diz absolutamente o que quiser, sem restrição legal, de compostura, de palavra, de poder. Os instrumentos de governo são utilizados às claras, e sem suscitar reação alguma, para criar uma candidatura à Presidência, para submeter partidos, para gastos bilionários, para privilégios amazônicos, para qualquer coisa.


A oposição está em férias. Entrou em recesso. Voltou para as suas fazendas e casas de praia, para os seus apartamentos à beira-mar ou para as suas residências de inverno no topo da serra. Foi trabalhar nas bases, como se os eleitores quisessem olhar na cara de um político de oposição que um dia mereceu o seu voto. É só desculpa. O recesso é a época em que a oposição vai a campo fazer a velha política junto aos correligionários. Vai reacender o clientelismo, o compadrismo, o toma-lá-dá-cá. Em agosto, voltam para Brasília borrados de medo da popularidade do Lula, contra quem são incapazes de qualquer reação. Depois de quase oito anos na presidência, Lula ainda consegue parecer mais oposição do que a própria, para termos uma medida do tamanho da incompetência dos nossos deputados, senadores e governadores. Lula tem um discurso de oposição e a oposição continua apanhando sem reagir pelo que fez e pelo que não fez há 10 anos atrás. Se tivesse um pingo de articulação, para não dizer vergonha na cara, a oposição teria ficado em Brasília, neste inverno de 2009. Marcando posição de oposição. Mantendo as investigações. Gerando fatos. Trazendo soluções. Que nada. A oposição foi a primeira a botar o pé na estrada. José Sarney encerrou o primeiro semestre acusado dos piores crimes que um senador da república já cometeu, mas discursando e citando Sêneca. Discursou na última sessão para um plenário vazio. A oposição já tinha ido embora. Havia por lá um vazio de oposição. Aliás, há.

O que dizer...
o texto acima resume nossa oposição.
E a foto dos 2 petralhas, mostram exatamente o que elles¹³ pensam da "oposição" brasileira...

Um comentário:

  1. Há um selo para o Blog A Verdade Política no Blog Brasil Liberdade e Democracia

    ResponderExcluir