segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O "Circo" no Senado!

BRASÍLIA - O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu novamente hoje, em discurso no plenário, a renúncia de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado. Porém, enquanto falava, Simon foi interrompido pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que acabou discutindo com o parlamentar gaúcho. "Eu gosto muito do senhor, senador Pedro Simon. Eu só lamento que nos últimos 35 anos o esporte favorito do senhor tenha sido falar mal do Sarney. Desde que o partido decidiu indicar o José Sarney à vice-presidente da chapa do Tancredo Neves. Desde aquele momento, o senhor fala mal do Sarney. Porque o senhor queria ter sido o indicado. E não conseguiu naquele momento", disse Renan, visivelmente irritado.

Simon negou ter ressentimento do episódio e questionou por que Renan havia renunciado à presidência do Senado quando respondeu a processo por quebra de decoro e não defende a mesma atitude de Sarney, acusado de nepotismo e tráfico de influência. Em seu discurso, Simon já havia criticado Renan, líder da tropa de choque que defende a permanência de Sarney no comando do Senado. Ele relembrou que Renan renunciou à presidência da Casa quando respondeu a processo por quebra de decoro parlamentar para evitar uma eventual cassação de seu mandato.

"Por que o senhor quer que o presidente José Sarney renuncie? Por causa do neto? Por que, senador? Diga em poucas palavras. Eu respondi a processos por questões de foro íntimo. Eu renunciei porque a crise foi tanta, e o senhor por algumas vezes ajudou a inflamar a crise, que não foi mais possível ficar", respondeu o líder do PMDB na Casa, que logo após foi cortado por Pedro Simon, que continuou o discurso.

Simon disse acreditar que a última chance de Sarney deixar a presidência da Casa 'com dignidade' é até antes da reunião do Conselho de Ética, marcada para quarta-feira. "Se o presidente Sarney achar por bem renunciar à presidência, tendo em vista a situação que se encontra o Senado Federal, será um grande gesto dele, será um gesto que se somará à sua biografia. Se Vossa Excelência José Sarney não fizer isto, será o que Deus quiser", afirmou. "Apelo ao senador José Sarney que saia da presidência."

Culpa

Pedro Simon ressaltou que todos os senadores, inclusive ele, têm parte de culpa na crise política que assola a instituição e que por anos os parlamentares "varreram a sujeira para debaixo do tapete". "Durante todas essas crises, nós senadores não tivemos a competência de fazer as transformações necessárias na vida do Congresso e na vida do Senado. É como jogar para debaixo do tapete: deixa como está, empurra mais para frente", criticou.

O senador gaúcho defende que Sarney, alvo de cinco ações no Conselho de Ética, renuncie à presidência do Senado para arrefecer a crise. "Já tivemos aqui o afastamento, renúncia do senhor ACM (Antonio Carlos Magalhães), pesando sobre ele uma acusação, cá entre nós, relativa à quebra de sigilo do painel. Vivemos uma renuncia de um senador, sob denúncias ainda mais graves, que é o senhor Jader (Barbalho), e tivemos a renúncia do presidente, hoje líder, Renan Calheiros", disse.

"O líder do PMDB entrando com uma representação contra o líder do PSDB, o Senado está conflagrado definitivamente. Partiremos para uma situação que sabemos como começa, mas não sabemos como termina. E se o Conselho de Ética abrir a panela explosiva, com toda a sinceridade, eu não sei como vai terminar. Eu não sei como vai terminar, eu não sei para onde nós caminhamos", afirmou Simon.


Estadão

Que pantomima!
O Executivo aplaude esta bindagem gratuita. O Senado virou o circo que o PT queria.
Quem tem moral para que?
Ahhh...
Mas Lula está acima de tudo isso. Tão acima que nem consegue enxergar a lama, mas vive com os sapatos melados desta mesma lama. Onde ele "pega" eu não sei, mas só idiotas e imbecis (àqueles aos quais o presidente se referiu) já não acreditam que elle¹³ não sabia de nada...
Assim como Chavez, o dominó está caindo, mas no Brasil as coisas são meio lentas.
Aqui a morte súbita dura semanas numa fila do SUS.
Assim como a esquerda ainda cupinizará muita coisa até se estinguir por completo.
Morte aos Bolivarianos e petralhas!

Atualização:

Vídeo do Senado, HOJE

4 comentários:

Saramar disse...

O senado é, hoje, o espelho do que se tornou o governo brasileiro, como um todo: um ninho de vermes se auto-defendendo, com o total desprezo dos cidadãos de bem.
Certamente, demorarão a se extinguir. Porém, ainda que lentamente, seus dias estão chegando ao fim e eles mesmos estão se incumbindo de minar suas enlameadas bases.

José de Araujo Madeiro disse...

Stenio,

Com certeza, o mal por si se destrói. Já diziam meus avós, lá nas caatingas do Vale do Piancó.

O Senador Simon foi tentar apagar a fogueira do Senado e quase apanha do Collor, cujo passado é tão nebuloso quais os buracos negros do universo.

Mas precisamos fazer a nossa parte e tocar fogo para fogueira ser queimada com mais brevidade. Agora devemos partir para os escandâlos da câmara, dos deputados corruptos, para impossibilitar às manobras dos Lula e Catraias, em transformar num Parlamento Unicameral, como em Cuba ou Venezuela.

O Parlamento precisa ser renovado nas duas casas e devemos dar o nosso empurranzinho.

Att. Madeiro

roccha disse...

Os 81 senadores PREVARICARAM e isso é crime, depois de ouvir Pedro Simon tenho certeza disso.
Prevaricam há anos.
O correto e eles têm poder para tal é convovar eleições para o senado, e todos renunciarem.

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

agradeço a quem adicionou o vídeo desta ridícula reação de Collor!