quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Honduras: OEA sem conclusões


Tegucigalpa, Honduras
.

A missão de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA), na quinta-feira viajou para os seus países de origem, sem fazer progresso no diálogo para encontrar uma solução para a crise política.

A Declaração de San José, proposta pelo Presidente da Costa Rica, Oscar Arias, e quer o retorno do ex-presidente Manuel Zelaya, continua a ser o foco das discussões começaram ontem com o nome de "Diálogo Guaymuras.

As comissões representando o governo de Roberto Micheletti e ex-presidente Manuel Zelaya irá "discutir em detalhe e propor ajustes e atualizações a cada um dos pontos do Acordo de San José, na vinda de um acordo e fixar um cronograma para sua implementação ", disse o ministro do Exterior da Costa Rica Bruno Stagno leitura de um comunicado esta manhã no Hotel Clarion, local das conversações.

Durante sua visita, a comissão da OEA discutiu a necessidade de restabelecer as garantias constitucionais, o retorno da mídia e "acesso normal e de consulta do Presidente (Manuel) Zelaya com os seus representantes."

"A missão também procurou resolver o problema da Embaixada do Brasil e que o presidente Zelaya garantir condições de vida e de trabalho compatíveis com a sua alta dignidade", disse o comunicado lido Stagno cujo conteúdo era uma revisão das conversações começou ontem , a ordem de trabalhos e métodos de trabalho.

A pedido das comissões representando o governo Micheletti e ex-presidente Zelaya, a OEA prestará apoio de secretariado e logística nas negociações.

Pela primeira vez desde agosto do ano passado, representantes das duas partes realizaram uma reunião exclusiva para decidir a ordem do dia nesta segunda esforço para chegar a uma solução para a crise.

"A missão da OEA está convencido de que o diálogo iniciado com a participação direta das partes, pode levar à superação da crise política que envolveu o país", disse o comunicado.

A missão da OEA foi composta por chanceleres e altos funcionários da Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Jamaica, México, Panamá e República Dominicana e do Secretário Geral da OEA. Também participaram a secretária de Estado para a América Latina da Espanha e do subsecretário para Assuntos Políticos da Organização das Nações Unidas.

Durante sua breve estada no país, os delegados se reuniram com o presidente Roberto Micheletti, que em uma conversa acalorada deixou claro que "não há nenhuma maneira de parar as eleições gerais de Honduras".

Na sua audição, Micheletti criticaram integrantes da missão de tentar forçar o diálogo de San José, embora "quando eu falei para você (referindo-se a Insulza) concordaram que uma solução seria respeitar o hondurenho, mas agora você fala é diferente, afirmou Bush.

El Heraldo.hn

.

Washington,

Estados Unidos
.

O diálogo em Honduras deverá conduzir à melhoria das condições no país para os Estados Unidos ea comunidade internacional para validar as eleições de novembro, disse um porta-voz do Departamento, Philip Crowley.

"Ainda há uma atmosfera de coação no terreno, em Tegucigalpa," Crowley disse em uma conferência de imprensa.

O diálogo que começou ontem o governo do presidente Roberto Micheletti provimento Manuel Zelaya, deve abordar "as coisas específicas que você deve fazer para modificar as condições no terreno que nos levará para mudar nossa opinião sobre a eleição", dito.

O governo E.U., que condenou a remoção de Zelaya, alertou que as condições não estão a fim de reconhecer os resultados das eleições agendadas para 29 de Novembro.

A melhor solução continua a ser o Acordo de San Jose , disse Crowley, referindo-se ao pacto proposto pelos sentidos da Costa Rica, Oscar Arias, que prevê, entre outras coisas, o retorno ao poder de Zelaya, que é rejeitado pelo governo hondurenho.

"Não se pode produzir eleições livres e justas na noite", disse Crowley, avisando que resta pouco tempo para a realização de eleições.

E.U. O subsecretário de Estado para a América Latina, Thomas Shannon viajou com a missão de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA), que monitora o diálogo entre os representantes de Zelaya e Micheletti.

El Heraldo

Nenhum comentário: