domingo, 27 de setembro de 2009

Gigante ou anão diplomático?

Lúcia Guimarães, NOVA YORK - O Estado de S.Paulo

JORGE CASTAÑEDA - Acadêmico, político e intelectual mexicano. Autor de Utopia Desarmada e Che, a Vida em Vermelho


Um ex-chanceler e intelectual público disposto a especular - abertamente - sobre deslizes de funcionários estrangeiros e potenciais interlocutores? Para quem ainda pensa em concorrer à presidência do México, a franqueza de Jorge Castañeda demonstra pouca preocupação com calos alheios. Em duas conversas que formam esta entrevista ao Aliás, o autor de livros sobre a história política da América Latina, incluindo biografia de Che Guevara, repete pacientemente suas ideias sobre o cenário instalado a partir da chegada de um hóspede bem trapalhão à embaixada do Brasil na cidade de Tegucigalpa, dias atrás.

"Como é mesmo o nome do número 2 do Itamaraty?", pergunta. "O senhor está se referindo a Samuel Pinheiro Guimarães?", devolve a repórter. "Sim, ele é bem capaz de ter cumplicidade num episódio como esse, agindo na ausência do embaixador brasileiro... Isso é especulação." Procurado pelo Aliás, Pinheiro Guimarães preferiu não polemizar com o mexicano. Mas Castañeda absolve o presidente Lula e o chanceler Celso Amorim de envolvimento no episódio que marca a volta a Honduras do presidente deposto, Manuel Zelaya: "Isso é coisa de república de banana."

Leia o restante da entrevista, enorme mas interessante, aqui...

Não estão prestando muita atenção à visão do Brasil nessa semana. Não só porque há uma grande agenda a ser enfrentada, mas porque o Brasil não e um líder mundial. E se quiser se tornar um, não pode abrigar Manuel Zelaya, nem ajudá-lo à insurreição.

Um comentário:

sicário disse...

Pois é!
Eu só pergunto onde está a imprensa brasileira isenta ou não paga?
Acabo de assistir na record, entrevistas com apoiadores do Odorico Paraguassú zelaya e nenhuma palavra de alguém que seja a favor do atual governo. Na globo um repóter com cara histérica tentando intimidar com uma pergunta o atual presidente do pq. a imprensa brasileira não poder entrar na embaixada, cena ridícula de um jornalismo sofrível. Depois de muito tempo alguém se deu conta de que realmente não é preciso possuir diploma para ser jornalista.....
O barão do rio branco, deve estar se revirando no caixão. o instituto que leva seu nome, está formando este tipo de diplomata, para praticar essa diplomacia?
O governo brasileiro é uma piada de mau gosto.
nossa diplomacia que sempre se norteou pela arbitragem de questões, de uma hora para outra ( por interesses de terceiros) se vê infantilmente envolvida numa crise que só Deus sabe como se resolverá. É coisa de república de bananas, mesmo!
Agora foi dado um ultimato de 10 dias para o governo brasileiro dizer qual a condição de zelaya, se ele é um refugiado, se pediu asilo ou se criminosamente (com apoio, é claro)invadiu a embaixada. Justo qdo. o embaixador não se encontrava?! o que o sr. lula fará se a pocilga for invadida? Vai enviar tropas que estão no Haiti para invadir Honduras?