Tentando declaradamente seguir os passos do presidente dos EUA, Barack Obama, o Blog do Planalto, que pretende contar o dia a dia da Presidência da República, deve estrear na próxima segunda, dia 31. Ninguém no governo comenta oficialmente o assunto, mas o Link confirmou que, após atrasos, está tudo pronto: do layout à equipe de cinco pessoas, entre jornalistas e técnicos, que tocará o blog – o próprio Lula não postará.
Mesmo antes do lançamento, o blog já recebe críticas. Se quando era candidato, Barack Obama abusou das redes sociais. Ao assumir o cargo, passou a gravar vídeos semanais, colocar todo o conteúdo disponível para republicação e tornar disponíveis todas as leis propostas cinco dias antes de serem sancionadas. E abriu um canal para a população dizer o que achava.
Todo o portal da Casa Branca foi modificado. No caso do Lula, só o blog será lançado. O site da Presidência continua o mesmo. "Parece ‘forçação’ de barra", opina a pesquisadora em mídia social da PUC-RS Ana Maria Brambilla. "É uma ação tardia, seguindo o monte de políticos que foram para a web agora."
A ideia é chegar aos mais jovens, afirmaram os responsáveis no anúncio, em junho, durante o Fórum de Software Livre. "Percebemos que há muitas pessoas, principalmente os jovens, que se informam só por blogs", disse o coordenador, Nelson Breve. A questão é que nem só jovens leem blogs. "E só serão atingidos jovens escolarizados que acessam a web. Muitos ficam de fora", diz o blogueiro Tiago Dória.
No blog, apenas o Planalto falará. As pessoas não poderão comentar. Será uma comunicação de mão única e oficial sem a possibilidade de resposta, característica forte dos blogs (aí há uma semelhança com o blog da Casa Branca, que também não permite comentários). "É até compreensível não ter comentário por deixar o blog vulnerável. Mas o blog existe pela conversa. Sem ela, perde-se o sabor", diz o blogueiro Juliano Spyer. A justificativa do governo, conforme o Link apurou, é que "não há pessoal disponível para moderar comentários".
Outra questão é o próprio conteúdo. "É importante que o Lula apareça pelo menos duas vezes por semana no blog. Pode ser por vídeo", diz o blogueiro Alexandre Inagaki. "E o conteúdo não pode ser propaganda. É preciso transparência, informações úteis. Se o Lula não é o blogueiro, é preciso saber quem bloga", completa Dória.
Colaborou Ana Freitas
ESTE É O BLOG DO PRESIDENTE:
Serão três opções de layout; usuário escolhe qual prefere
Os posts devem trazer o dia a dia presidencial, com cobertura de reuniões, viagens e pronunciamentos, além de personagens como cidadãos beneficiados por projetos federais
Serão publicadas imagens presidenciais feitas pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert. Estuda-se abrir um Flickr
Haverá vídeos de eventos presidenciais. Estuda-se ainda se Lula gravará pronunciamentos específicos para o blog. Os vídeos estarão no YouTube
Em áudio, será postado o programa ‘Café com o Presidente’
Ainda neste ano (mas não na estreia), o blog deve ganhar um perfil no Twitter. Facebook e Orkut devem ficar para depois
Por questões de "muito trabalho para moderar", o blog não permitirá comentários. Porém, irá indexar os blogs que linkarem e comentarem seus posts
A nuvem de tags irá destacar os assuntos mais publicados
Sob licença Creative Commons, o blog pode ser copiado
Um comentário:
Amigo
Temos que fazer o FORA SARNEY voltar ao destaque em nossos blogs
Não podemos jogar o toalha!
TEMOS QUE CONTINUAR LUTANDO COM NOSSAS ARMAS
de um seguidor de seu blog. um abraço
Lord - caranovanocongresso.blogspot.com
OBS.: Precisamos ter um forum onde a gente possa discutir o rumo de nossas lutas, abri um blog de nome bloggersemacao.blogspot.com, procuro pessoas ineressadas, que serao colocadas como coo-autores.
Postar um comentário